quarta-feira, 14 de maio de 2008

Transdisciplinaridade: Aprender a pensar

A transdisciplinaridade ensina a pensar e não o que pensar. Afinal, se o sujeito se inclui no objeto de pesquisa, se cada descrição carrega consigo uma dose inequívoca da singularidade de quem a produz, não pode haver conhecimento fora do sujeito, apenas informação que, processada pela dimensão individual, única, de cada um, permite o conhecimento a cada um, de acordo com o seu possível. Cabe-nos, portanto, ensinar a pensar e não o que pensar, pois o "que" pensar é inerente a cada sujeito do conhecimento.
A ciência se faz pela verossimilhança entre os vários olhares, que confirmam determinadas verdades, sem ferir as singularidades. Amanhã, outros estarão fazendo um segundo olhar sobre as verdades de ontem e revelando novas descobertas, invenções e inovações, afirmando sempre o caráter biodegradável do conhecimento científico, filosófico e cultural. Ensinar a pensar é processo, acontecimento em movimento (A. Grimm); ensinar o que pensar é datado, estático, ancrônico.

Nenhum comentário: